VLibras – O que é e como funciona

Publicado em 14 de junho de 2022 por geralsinglibras

Você conhece o Vlibras?

VLibras é um conjunto de ferramentas, criado através de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

É um sistema gratuito, de distribuição livre e código aberto, que pode ser utilizado para traduzir para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), conteúdos digitais encontrados em formato de texto, áudio ou vídeo na Língua Portuguesa.

Desta forma, computadores, celulares e plataformas Web se tornam mais acessíveis para as pessoas surdas.

O VLibras é de fácil utilização, muito prático e objetivo. A proposta é realmente trazer maior acessibilidade, uma vez que transforma qualquer smartphone ou computador em um tradutor de conteúdo.

Avatar do VLibras traduzindo uma palavra do português para Libras

Avatar do VLibras traduzindo uma palavra do português para Libras

Mas como funciona o VLibras?

Como falamos, o VLibras traduz conteúdos selecionados no navegador do usuário para Libras de maneira simples, rápida e bem fácil.

Podemos utilizar o VLibras como instrumento de aprendizado da comunicação em Libras, mas também como ferramenta de apoio educacional.

O primeiro passo é acessar e instalar o aplicativo, dependendo de onde a ferramenta será utilizada, smartphone ou computador. Existe o App para Androide ou IOS, assim como aplicativos para os diferentes navegadores. Listamos abaixo os mais utilizados:

Plugin Google Chrome

Plugin FireFox

App Androide

App IOS

Uma vez feito isso, basta selecionar o texto que deseja traduzir para Libras, clicar no texto selecionado com o botão direito do mouse e depois clicar no ícone do VLibras.

Assim que o aplicativo carregar completamente, ele irá reproduzir, em Libras, o texto indicado.

Para facilitar ainda mais a utilização, o usuário pode aumentar ou diminuir a velocidade da reprodução do texto, assim como pausar a tradução a qualquer momento.

 

Será que vale a pena utilizar estas ferramentas para o aprendizado de Libras?

Hoje, o serviço apresenta 70 mil frases treinadas por inteligência artificial, conta com uma biblioteca com mais de 21 mil sinais e tem cerca de 100 mil traduções realizadas todos os dias.

Certamente, um grande passo para tornar a web mais acessível para mais de 10 milhões de pessoas!

Sem dúvida, qualquer ferramenta que traga maior acessibilidade e facilidade no aprendizado, tem seu valor. Seja qual for a proposta de ensino. Atualmente, muito se perde ao não acessar conteúdos na internet. Aplicativos como o VLibras e o HandTalk suprem essa necessidade.

Porém, é extremamente importante que um aluno de libras ou intérprete busque um professor habilitado e um método de aprendizado completo na hora de aprender. Então, as ferramentas como o VLibras ou o HandTalk podem ser consideradas um apoio excelente, mas não substituem, em hipótese alguma, a necessidade de um trabalho profissional no ensino.

Ou seja, o VLibras não substitui um intérprete humano ou um professor humano em um curso.

Newsletter

Receba as últimas novidades de Libras pelo Rodrigo Timóteo diretamente em seu e-mail. Preencha abaixo com seus dados e esteja sempre por dentro.

Relacionados
Comentários